quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Então, é Natal...

aqui em casa há muito tempo não se comemora o Natal. não como o tradicional Natal é comemorado. antigamente vinham meus familiares, minha mãe preparava um monte de comida gostosa, farofa com vários ingredientes misturados, peru natalino, vários tipos de frutas sobre a mesa forrada por uma toalha rubro-verde, presentes e tudo o mais que o figurino manda.

ontem não foi diferente. meu pai comprou um pedaço de picanha, cerveja, vinho. nada de panettone, uva passa (já que eu como uva passa o ano inteiro, adouro!), fruta nenhuma, ave sem-graça nenhuma e foi ótimo. estávamos com a família da cunhada, só entre nós, na mesa. comemos, bebemos, esperamos dar a meia-noite para desejarmos o "feliz natal" e cada um foi para sua devida casa.

tá certo que a minha mãe ainda enfeita toda a casa, o que é muito estranho. ela adora esses papais-noéis em miniatura que dançam, rebolam e fazem a festa, arma uma árvore de natal imensa no meio da sala, compra todo ano aqueles negocinhos que ficam pendurados na porta do lado de fora da sala, luzinhas, e etc. de certo modo, acho que ela ainda é ligada a todo esse tradicionalismo de classe-média. e eu, a cada ano recebo menos presentes, o que me leva à conclusão que eu estou ficando velha.

não ouvi a Simone cantar "então é natal...", não vi o especial do Roberto Carlos, não lembrei da missa do galo, cinco minutos antes de sair de casa ainda estava entretida no "A Estrada" do Cormac Mccarthy (ô livro bão, viu), e também não mandei, nem recebi cartão de natal nenhum, diferentemente de alguns Natais passados. por outro lado comi bastante rabanada, que eu fiz, logicamente, pois minha mãe não sabe (ou não gosta) fazer.

mas de qualquer maneira, feliz natal, a quem comemora ou não!

postado ao som de: R.E.M - man on the moon

2 comentários:

Hissashi H disse...

Estou adquirindo uma certa indiferença com o Natal.Pelo ambiente monótono, confundo o dia e começo a achar que é ou Sábado ou Domingo.Hoje só percebi que era quinta quando vi que estava passando Vídeo Show (horrorizado, desliguei a televisão de imediato).
Sem presentes nem cartoes.Só algumas coisas estranhas que não sei exatamente se são de fato aves, suínos, bovinos ou se fui tapeado com "carne" de soja.
Anyway... Feliz Natal!

Jorge Teixeira disse...

horrorizado, desliguei a televisão de imediato

Hoiuashpdusahodiuashodusa

Quem fica horrorizado por ver o vídeo show mano!