quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

belo & sebastião

acontece que eu não consigo pensar em outra coisa a não ser no fato de que o belle & sebastian, apesar de não se comparar aos discos anteriores, me faz sentir mais humana (blergh, essa foi péssima, eu sei, e emo, e tudo o mais que você pode imaginar em valores sentimentais). e digo mais ainda: se eu fosse uma banda eu ia ser como o belle and sebastian. mas como eu não sou, felicidade minha ou não, volto à minha programação normal.

obviamente eu não sirvo muito bem pra fazer resenhas altamente fidedignas portanto creio ser possível aos pseudo-leitores denotar que tudo isso aqui não passa de uma mera divagação costumeira de uma mente desocupada sobre um assunto que eu não domino, mas que eu gosto e é isso o que importa. ponto.

e lembrando também que o Jorge não gosta muito dos textos das bandas que eu acho bacanas. ora, mas também quem mandou ouvir a mallú magalhães?

a coisa mais linda dessa banda de Glasgow é que as melodias, além de harmoniosas e cutes, ligam-se totalmente às letras, essas um pouco de agri-doces, já que falam sobre relacionamentos ferrados e coração partido, em sua maioria. música de fossa, pra ser bem sincera. eu não vou me delongar muito a esse respeito. ouçam e sejam felizes. o que houve anteontem é que eu não tinha me ligado que havia um disco de covers da banda circulando na net, tipo já há dois anos. eu possivelmente devo ter ouvido mas me esquecido, e o disco foi-se embora junto com a maldita formatação do começo do ano passado a qual me levou à tristeza profunda ao ver todo o meu trabalho nerdístico de procura por bandas malucas indo ralo abaixo...

ouvindo o tal "a century of covers" eu percebi o quanto o disco é todo delicioso, as gravações são divinas, e as bandas, apesar de garageiras-lo-fi-quem-se-importa-com-elas-senão-elas-próprias, conseguem trazer muito do espírito belleandsebastiano (habla sério... vc curtiu essa, vai...). as músicas que mais me chamaram a atenção no disco são: a primeira, em italiano, versãozinha de "get me away from here i'm dying" aqui chamada de "portami via di qua sto male" da banda Pertubazione; "Sleep the clock around" também merece menções honrosas feita pela banda Mr. 60, só porque gravaram uma das minhas favoritas... ah "The Fox in the Snow" com Lucid Evening Sky quase me levou às lágrimas... quase.

todo mundo sabe que essa coisa de fazer tributo, além de perigosa, pode ser muito indigesta. é um disco bacaninha que você pode ouvir no carro, por exemplo, sem correr o risco de sofrer um acidente porque ouviu uma curtição com a cara dos escoceses e ficou puto. nada disso. sem muitas surpresas (até porque eu acho essa coisa de inovar músicas já consagradas uma tremenda sandice), mas com um gosto todo especial de fofurice que fez dessa banda uma das minhas favoritas.


postado ao som de: canadians - like dylan in the movies (nota mental: pesquisando melhor sobre a banda, descubro que ela não é canadense, mas sim do "país da bota") ;)

Um comentário:

Junior Teodoro disse...

não me pergunte o porquê, mas ultimamente tenho ouvido muito Marx & Engels